Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Incêndio de grandes proporções atingiu famosa fábrica no Brasil

Por Pedro Silvini
25/08/2025
Em Geral
0
Incêndio

(Reprodução/Prisca Jr./Diário Sergipano)

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na noite de 14 de fevereiro de 2014, as instalações da fábrica de tecidos Sergitex, no município de Estância (SE). O fogo, que teria sido provocado por um curto-circuito, começou por volta das 20h e se espalhou rapidamente por um galpão onde estavam armazenados fardos de algodão e equipamentos industriais.

Apesar de alguns funcionários estarem no local, que deveria ser inaugurado em cerca de 60 dias, não houve feridos. As chamas, no entanto, consumiram maquinários e comprometeram a estrutura metálica do prédio, provocando desabamentos de paredes e tetos.

A primeira guarnição a atuar foi a de Estância, mas, diante da gravidade do incêndio, foi necessário reforço do Corpo de Bombeiros de Aracaju. O trabalho de contenção se estendeu pela madrugada e deixou apreensivos os moradores do Povoado Balduíno, nas proximidades da fábrica. Somente após a conclusão do laudo técnico, divulgado posteriormente, seria possível confirmar oficialmente as causas do incêndio.

Expectativas frustradas

A destruição do galpão representou um duro golpe para os planos industriais da região. A Sergitex, pertencente ao grupo paulista Rovach, havia chegado a Sergipe em 2010 com a promessa de movimentar a economia local. O terreno adquirido pela Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) contava com 500 mil metros quadrados, dos quais 400 mil seriam destinados à empresa.

O projeto previa a instalação de um complexo têxtil voltado à produção de jeans, com fiação, tecelagem, tinturaria, lavanderia e confecção. À época, estimava-se um impacto de mais de R$ 60 milhões na economia sergipana, além da geração de centenas de empregos diretos e indiretos.

Estância e a força industrial

Mesmo com o revés, Estância continuou se consolidando como um polo estratégico. Localizada às margens da BR-101, com acesso facilitado a portos de Sergipe, Bahia e Pernambuco, a cidade chegou a responder, em 2020, por 45% do PIB das exportações sergipanas.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Blinoffi, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) têm sido fundamentais para impulsionar o setor industrial diante das crises econômicas enfrentadas no país.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Imposto de Renda IR

20 milhões de brasileiros comemoram novo bônus do Governo Federal

Confira!

moeda um real

Essa moeda brasileira só possui 64 exemplares e vale mais de R$ 2 milhões

13/10/2025
apagão

Esse kit de sobrevivência vai te proteger por 72 horas em caso de apagão na rede elétrica

13/10/2025
Imagem ilustrativa: freestockcenter/Freepik

Azulejos tradicionais ficaram no passado: esse novo piso é muito mais duradouro e estético

13/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix