Artrite é um problema bastante comum entre a população idosa, que atrapalha bastante a qualidade de vida dos idosos. Mas existem estratégias para tentar resolver esse problema ou pelo menos amenizar as suas consequências. Um estudo conjunto de pesquisas da Universidade de Utah, Universidade de Nova York e Universidade de Stanford apontam uma técnica importante para combater os sintomas de artrite: reajuste de marcha
Segundo o SciTechDaily, em um estudo por um ano, participantes que ajustaram o ângulo dos pés ao caminharem perceberam um alívio nas dores da artrite equivalente ao alívio de uma medicação. Esses indivíduos também tiveram uma perda de cartilagem significativamente melhor do que os que receberam o tratamento placebo.
Esse reajuste de marcha feito de forma customizada para cada participante, que antes era analisado para os cientistas encontrarem o que havia de errado com a forma como cada um deles caminhava.
Artrite
De acordo com o Ministério da Saúde, a artrite reumatoide é uma doença crônica, causada pela inflamação das “juntas”, com as mais comuns a serem atingidas sendo as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos. Alguns dos sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão.
O diagnóstico de artrite reumatoide é feito quando quatro dos seguintes sintomas aparecem por um período de, no mínimo, seis semanas:
- rigidez nas articulações no período da manhã, com duração de pelo menos 1 hora
 - artrite em pelo menos três áreas articulares;
 - artrite de articulações das mãos, punhos, articulação do meio dos dedos e entre os dedos e a mão;
 - artrite simétrica (por exemplo, no punho esquerdo e no direito);
 - presença de nódulos reumatoides;
 - presença de Fator Reumatoide no sangue;
 - alterações radiográficas em mãos e punhos.
 
			
                


