Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo faz comunicado para quem tem TV antiga: novidade começa a valer em 2025

Por Alan da Silva
28/08/2025
Em Geral
0
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira, 27 de agosto, o decreto que regulamenta a introdução da TV 3.0 no Brasil. Com o início das transmissões programado para o primeiro semestre de 2026, estas coincidirão estrategicamente com a Copa do Mundo de Futebol.

A nova geração tecnológica busca modernizar a experiência de assistir televisão, unindo o tradicional sinal aberto aos recursos da internet.

Segundo informações do Ministério das Comunicações, televisores atualmente em uso poderão ser adaptados ao novo padrão por meio da instalação de caixas conversoras ou soundbars com função de conversão. Dessa forma, não será necessária a substituição dos aparelhos existentes.

O que é a TV 3.0?

A TV 3.0 representa uma evolução em relação ao sistema de TV digital implantado em 2007. Esta iniciativa integra serviços de internet à transmissão convencional de áudio e vídeo. Isso trará não só melhorias na qualidade de som e imagem, mas também um nível inédito de interatividade nos canais abertos.

A TV 3.0 proporcionará acesso a um catálogo de canais diretamente na tela inicial dos novos televisores. No entanto, para usar funcionalidades interativas, como votações em reality shows e compras online, será necessária uma conexão com a internet.

Interatividade sem precedentes

A chegada de aplicativos desenvolvidos pelas emissoras é uma das grandes novidades da TV 3.0. Esses aplicativos oferecerão conteúdos sob demanda, como séries e jogos, além de permitir interações em tempo real com a programação.

Será possível escolher ângulos de câmeras em eventos esportivos ou participar de enquetes. Além do entretenimento, a TV 3.0 também será um canal de comunicação direta entre cidadãos e o governo, permitindo acesso a serviços públicos pela televisão.

Gratuita, ela mantém a tradição democrática da TV aberta nacional, mas com qualidade de imagem de 4K a 8K e som imersivo. Também permitirá a personalização de conteúdos com base nas preferências do usuário, oferecendo acesso a conteúdos de excelência, mesmo para aqueles que não têm condições de assinar serviços de streaming.

A fase preparatória da TV 3.0 deve se concluir em 2025, com o início das transmissões nas grandes capitais previsto para 2026. A cobertura nacional total pode levar até 15 anos para ser concluída. 

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Portal revela 3 signos que vão receber aumento salarial nos próximos dias

Confira!

cobra

Maior cobra do planeta mora isolada na Zona Oeste de São Paulo

25/10/2025
Dinheiro

Brasileiros acordam com notícia sobre salário mínimo de R$ 7 mil

25/10/2025

Novo shopping em São Paulo de R$ 1,5 bilhão contará com 200 lojas e 60 mil m² de área construída

24/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix