Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quem recebe algum benefício do Governo agora deverá realizar recadastramento facial

Por Pedro Silvini
31/08/2025
Em Geral
0
CIN

O Governo Federal determinou que todos os cidadãos que recebem benefícios sociais deverão realizar recadastramento facial para manter o acesso aos programas. A medida foi anunciada após reuniões do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros, dentro de um plano que também busca acelerar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), o novo modelo de documento de identidade.

O novo documento, que reúne diferentes informações em um único registro, já foi emitido para mais de 31,5 milhões de pessoas em oito estados. Os destaques de adesão são Piauí (38,4%), Acre (28%) e Alagoas (24,6%). Nos grandes centros, São Paulo e Minas Gerais lideram em volume absoluto de emissões.

O governo argumenta que a biometria facial ajudará a garantir os direitos de quem realmente necessita dos auxílios e, ao mesmo tempo, reduzirá o risco de fraudes e golpes. O recadastramento estará vinculado à nova CIN, documento que já reúne informações biométricas, possui QR Code e é válido em todo o país.

A CIN substitui gradualmente o RG e pode ser utilizada também em países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), trazendo maior praticidade para quem viaja.

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a implantação será feita de forma gradual. “A implementação começará com as novas concessões. Para quem já tem o benefício, o prazo para se adequar será um pouco maior”, explicou. Pessoas com mais de 80 anos ou com dificuldade de mobilidade terão exceções à obrigatoriedade.

Como tirar o novo documento

Para obter a CIN, o cidadão deve procurar um posto de emissão de documentos do seu estado, levando o RG atual e comprovante de residência. Em alguns locais, há a possibilidade de agendamento online.

O documento é gratuito na primeira emissão e, além da foto e dados pessoais, traz informações como CPF, biometria e registro de segurança digital.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
idosos

7 dívidas que não precisarão mais ser pagas por idosos

Confira!

Breaking Bad

Diretor de Breaking Bad lança nova série que promete virar febre entre os fãs

04/11/2025
bracell

Processo seletivo da Bracell oferece salário de R$ 7,5 mil em 10 cidades no Brasil

04/11/2025
Justiça EUA Trump

Tradicional fábrica brasileira fundada em 1934 acaba de decretar falência total

04/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix