De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os brasileiros trabalham em média 39 horas por semana. Na escala de trabalho 5×1, isso dá uma média de 7,8 horas por dia. Essa perspectiva não te agrada muito? Existem profissões que trabalham menos horas diárias, mas normalmente são funções que exigem algum grau de especialização ou que não trazem tanta estabilidade financeira.
Confira cinco profissões que podem trabalhar menos de quatro horas por dia:
1. Corretor de imóveis
A jornada de trabalho de um corretor de imóveis pode ser ajustado aos horários do profissional, sem a necessidade de uma jornada formal de oito horas. Porém, como o salário desse profissional depende dos negócios que forem fechados, o profissional pode acabar sem muita estabilidade financeira. Os salários da área também variam muito, dependendo do tipo de imóvel com que o corretor trabalha.
Diferente de outros itens da lista, você não precisa de um curso superior para ser corretor. Você precisa de um curso técnico para a área, que dura entre quatro e seis meses, para se filiar ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
2. Técnicos em radiologia
Os técnicos em radiologia trabalharam menos horas por dia não é uma questão de flexibilidade dos horários, mas uma exigência legal. De acordo com a Norma 7394/85, os profissionais dessa área podem trabalhar até 24 horas por semana, uma forma de preservar a saúde deles, já que os técnicos ficam expostos diariamente a componentes radioativos.
3. Tradutor
Normalmente, os tradutores precisam ter uma formação específica na Letras ou Linguística, além de (obviamente) dominarem uma segunda língua (ou mais). O tradutor pode cobrar por palavra, hora ou até por projeto. Por isso, a carga de horário de trabalho pode variar – mas, junto com ela, o salário também tem suas variações.
4. Aeronauta
Essa categoria inclui pilotos, mecânicos de voo, comissários de bordo, etc. A carga horária pode variar bastante, chegando a 20 horas por semana.
5. Cirurgião
Dentro da medicina, o cirurgião é um profissional ainda mais especializado. Além de ser um dos profissionais mais bem remunerados do país, os cirurgiões têm uma carga horária menor, de 20 horas semanais.