Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cientista brasileiro descobre fungo zumbi e choca a humanidade

Por Pedro Silvini
01/09/2025
Em Geral
0
Fungo

(Reprodução/Frederico Salles)

Um pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV) identificou uma nova espécie de fungo capaz de transformar formigas em verdadeiros “zumbis”. O fungo, batizado de Ophiocordyceps acanthoponerae, foi encontrado em Ouro Preto (MG) pelo biólogo Samuel Lima Santos, durante uma coleta realizada para investigar a relação entre fungos e vespas.

A descoberta, publicada na revista científica Fungal Systematics and Evolution (FUSE), revela um organismo até então desconhecido e traz pistas sobre a evolução dos chamados “fungos zumbificadores” — capazes de alterar o comportamento de insetos.

Como funciona o “fungo zumbi”

Os fungos do gênero Ophiocordyceps ficaram famosos por infectar e manipular insetos, especialmente formigas. No caso da nova espécie, a vítima é a formiga Acanthoponera mucronata, rara, de hábitos noturnos e difícil de ser coletada.

Segundo Samuel, ao observar exemplares infectados na trilha, percebeu que se tratava de algo diferente do que já havia sido descrito. O material foi então analisado em parceria com pesquisadores brasileiros e internacionais, confirmando a identificação de uma espécie inédita.

Importância científica

De acordo com os especialistas, a descoberta representa o primeiro registro de formigas dessa tribo sendo infectadas por fungos do gênero Ophiocordyceps. O fato de essa nova linhagem ter características próximas às que atacam vespas sociais cria um elo importante para compreender a evolução desses organismos.

“Esse elo pode ajudar a explicar como surgiu a habilidade desses fungos de manipular o comportamento de insetos sociais”, destacou Samuel.

Além da contribuição científica, a descoberta abre espaço para aplicações práticas. O estudo das substâncias produzidas pelos fungos pode ajudar a desenvolver novas estratégias de controle de pragas, reduzindo o uso de agrotóxicos.

Trabalho coletivo

O artigo foi assinado também pelo professor Simon Elliot, orientador da pesquisa e coordenador do Laboratório de Interações Inseto-Microorganismo da UFV; Thairine Mendes Pereira, pós-doutoranda do laboratório; João Araújo, pesquisador do Museu de História Natural da Dinamarca; Rodrigo Feitosa, da Universidade Federal do Paraná; e Harry Evans, do CABI UK Centre, no Reino Unido.

Para Samuel, a descoberta tem um significado especial: “Foi minha estreia como micologista e minha primeira espécie descrita como biólogo. Contar com referências mundiais nesse processo foi uma honra”, afirmou.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Imagem ilustrativa: freepik

Cantor sertanejo sofre ataque brutal e falece aos 47 anos

Confira!

prisão solto

Ela ficou presa 6 anos por um crime que não cometeu e morreu logo após deixar a prisão

03/11/2025
TV Globo César Tralli

Veja o paraíso que César Tralli escolheu para comemorar sua estreia no Jornal Nacional

03/11/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Até 07/11, aposentados vão poder receber benefício de R$ 8 mil

03/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix