Professores e professoras de todo o Brasil vão ganhar um reconhecimento em outubro, mês em que é celebrado o dia da profissão. A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei autorizando a criação de Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB) e o PL aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em vídeo publicado nas suas redes sociais, o ministro da Educação, Camilo Santana, comemorou a aprovação do projeto. “Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação, que forma os médicos, advogados e todos os outros profissionais do nosso país”, afirmou o ministro da pasta. De acordo com Santana, o projeto deve ser assinado no dia 15 de outubro.
“Vamos anunciar em outubro, que é o mês do professor, várias outras vantagens. Será a sanção da lei, a entrega das carteiras, para que a gente possa reconhecer a importância do papel do professor em um país, em uma nação”, continuou o ministro.
Carteira Nacional de Docente
Ok, mas para que exatamente serve esse documento? Como explica a Agência Brasil, o documento emitido pelo Ministério da Educação (MEC) permite que professores consigam descontos em eventos culturais, como shows, teatro e cinema. Eles também vão ter acesso a descontos de 15% em tarifas de diárias de hotéis a partir de uma parceria entre o MEC e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Além disso, os portadores dessa carteira vão conseguir acessar um cartão de crédito sem taxa de anuidade vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil.




