Tem um nome novo chegando no setor dos supermercados no Brasil: o grupo russo Svetofor entrou no mercado brasileiro com a marca “Vantajoso”. De acordo com o jornal Giro News, atualmente o grupo conta com equipes atuando nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e o plano é expandir o número de lojas nesses estados.
Karina Storozhenko, diretora regional do grupo, explicou ao Jornal que eles têm a previsão de abrir nove lojas este ano e expandir para atrás 50 unidades nos três primeiros anos de atuação no Brasil.
O grupo russo conta com mais de quatro mil lojas entre a Ásia e a Europa, principalmente usando a bandeira “Mere”. De acordo com Karina, o grupo atua como uma cooperativa de pontos de venda, que seria o que permite maior flexibilidade na política de preços e na composição de sortimento.
Qual o diferencial desses supermercados do grupo Svetofor?
De acordo com o Giro News, o modelo do grupo russo aposta em “preços baixos, margem fixa e reduzida em todas as categorias, e alta rotatividade dos produtos”. Para conseguir oferecer preços tão baixos, os mercados precisam diminuir os custos o máximo possível, não contando com serviços adicionais como açougue e padaria, por exemplo.
Mas a diretora regional Karina Storozhenko fez questão de destacar que “apesar da semelhança com o modelo atacarejo, nossas lojas terão uma área de vendas menor do que unidades comparáveis como Assaí ou Tenda”.
O público-alvo desses novos supermercados são as classes B, C e D, além de alguns representantes da classe A que estão buscando economizar. Como Karina explicou ao Giro News, o foco são pessoas que buscam “produtos de qualidade a preços acessíveis, sem foco em marcas ou embalagens”.




