Assunto viral nas redes sociais, a suposta herança bilionária atribuída a Neymar envolve uma série de erros de interpretação. O documento, registrado em 2023, é verdadeiro. Sim, um empresário gaúcho deixou seus bens para o astro do futebol. No entanto, de onde surgiu o valor de US$ 1 bilhão?
Acompanhando a cronologia dos fatos é possível entender:
- Em 12 de junho de 2023, no 9° tabelionato de notas de Porto Alegre, um empresário sem herdeiros indicou que “a parte disponível dos seus bens fique para Neymar da Silva Santos Junior”
- A primeira matéria sobre o tema é do portal Metrópoles, no dia 26 de junho de 2023
- O assunto já repercutiu em inúmeros veículos desde então
Em recentes publicações, por erro de interpretação (ou falha na utilização de recursos de inteligência artificial), perfis confundiram o patrimônio de Neymar (esse sim, estimado em aproximadamente US$ 1 bilhão) com o valor da herança.
Em diversas matérias antigas, o patrimônio do craque é usado para contextualizar, explicando que mesmo Neymar já tendo todo esse valor, ainda poderia receber algum adicional desta herança (que nunca teve o valor divulgado).
Ao republicar essa matéria, de um assunto que já foi abordado inúmeras vezes desde 2023, alguns perfis misturaram o próprio patrimônio de Neymar com o possível valor da herança.
Quem é o empresário?
Na reportagem original, do portal Metrópoles, o empresário conversou com o jornalista Gabriel Lima, explicando os motivos da decisão.
“Mesmo eu tendo quase 31 anos, eu não estou muito bem de saúde e, por conta disso, realmente vi que não tenho ninguém para deixar minhas coisas, caso eu venha a faltar”, disse o empresário, que teve o nome mantido em sigilo.