Já imaginou comprar uma rua inteira por acidente? Parece inacreditável, mas foi exatamente o que aconteceu com Jason Fauntleroy, morador do estado de Ohio, nos Estados Unidos. E não era a intenção de Jason comprar a rua inteira, mas é claro que ele não devolvê-la agora que já comprou.
Tudo aconteceu em um leilão promovido pelo xerife do condado de Butler, em Trenton, há três anos. Jason apresentou um lance de US$ 5 mil, o equivalente a cerca de R$ 27 mil, para comprar um terreno. Era o que ele acreditava. Mas o que ele comprou na verdade era uma rua privada inteira, chamada Bloomfield Court, incluindo cinco casas.
Segundo o Click Petróleo Gás, não houve nenhum tipo de fraude. A prefeitura apenas vendeu um terreno acreditando que era menor do que realmente era, mas a rua toda caiu nas mãos surpresas de Jason.
Cidade quer recuperar a rua vendida por engano
Como explica o ND+, a cidade de Trenton está tentando recuperar a rua que eles venderam por meio de um processo legal chamado “domínio eminente”, que permite que o governo tome propriedades privadas para uso público. O argumento da prefeitura é que essa rua, que se tratava de uma propriedade privada, tinha que ser transformada em uma via pública, “para assegurar acessos e padronizar a manutenção.”
Jason alega que a cidade não ofereceu um preço justo pela propriedade e que esse tentativa de retomar a rua seria uma tentativa de exploração, já que ele não tem recursos para contratar um advogado próprio.
Segundo a legislação estabelecida em casos semelhantes anteriores no estado de Ohio, o proprietário tem direito a uma “compensação justa” em casos em que o governo aplica o “domínio eminente”.