A maioria das pessoas que gosta de chiclete vai mascando a goma até ela perder o gosto. Mas você sabia que não é uma boa ideia ficar com a goma na boca por muito tempo? De acordo com o jornal Extra, um dentista espanhol recomenda que o tempo ideal máximo para ficar mascando chiclete é de 15 minutos. Entenda melhor o porquê.
“A goma produz saliva que limpa os restos de comida e elimina os ácidos que causam bactérias na boca, diminuindo a acidez e ajudando a evitar ou diminuir as possibilidades de ter cárie dentária”, explica Khaled Kasem, ortodontista chefe e cofundador de uma clínica de tratamento odontológico, em Barcelona. O ortodontista explica que mascar a goma por tempo demais por prejudicar o esmalte dos dentes. O esmalte é uma camada fina ao redor dos dentes que ajuda a proteger contra cáries.
E esse não é o único problema que mascar chiclete por muito tempo pode te causar. Depois de mastigar a goma muito tempo, você não fica com a mandíbula doendo às vezes? Pois é. Para pacientes que já têm alguma lesão nas articulações temporomandibulares (ATM), que controlam a mastigação e a fala, o chiclete pode agravar o problema, causando sintomas como:
- dor na mandíbula, ombros, pescoço ou face;
- rigidez da mandíbula;
- dificuldade em abrir ou fechar a boca;
- mandíbula estalando;
- dores de cabeça;
- dores de ouvido;
- dores de dente;
- zumbido nos ouvidos.
Mito ou fato: você não pode engolir chiclete
Tem um mito muito conhecido de que o chiclete que você engole fica por sete anos no seu estômago. Isso é mentira. Engolir uma goma de mascar normalmente não faz mal, mas existem exceções. De acordo com especialistas consultados pelo O Globo, engolir três ou mais chicletes por dia pode sim causar uma obstrução digestiva, mas são casos mais raros. Também não é uma boa ideia engolir a guloseima se você já tem algum problema no trato intestinal, como torções ou inflamações graves.