71% dos eleitores acreditam na candidatura de Lula para 2026, de acordo com pesquisa do Datafolha divulgada em agosto deste ano. Essa pesquisa foi realizada com 2.004 entrevistados. Embora o aumento tarifário recente não tenha afetado a percepção da candidatura, a confiança de que Lula participará da disputa cresceu substancialmente.
Apesar disso, 54% dos entrevistados acreditavam que ele não deveria concorrer novamente.
Enquanto a percepção da candidatura de Lula cresce, a aprovação de seu governo enfrenta desafios. O cenário econômico desafiador, incluindo o aumento tarifário, não impactou de forma positiva a imagem do governo. Muitas pessoas continuam questionando a viabilidade de sua reeleição no contexto atual.
Papel de Bolsonaro
Apesar de inelegível até 2030, Jair Bolsonaro ainda é mencionado no cenário político. Eleitores continuam mencionando figuras próximas, como Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, como potenciais candidatos.
De acordo com o site Conexão Política, reeleição estaria sendo dada como certa por governistas, e isso estaria gerando otimismo entre os petistas.
Tarcísio de Freitas
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, emergiu como um forte adversário nas projeções para as eleições presidenciais de 2026, segundo uma pesquisa recente. A pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira (8), mostra Tarcísio à frente do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, com uma vantagem de 8 pontos percentuais entre os eleitores paulistas.
A pesquisa entrevistou 2.059 eleitores no estado de São Paulo entre 29 de agosto e 3 de setembro. O levantamento indica que Lula enfrenta fortes desafios nas urnas, com Tarcísio pontuando mais alto na aprovação pública.