Você provavelmente já sabe que a cafeína pode afetar o seu sono, por isso a recomendação de evitar café e outras bebidas com a substância na parte da noite. Mas você sabia que muitas pessoas relatam que a cafeína também afetar a forma como você sonha?
De acordo com uma matéria do The Conversation, muitas pessoas relatam que, ao reduzir o consumo de cafeína, começaram a ter sonhos mais vívidos e às vezes até assustadores. Mas será que realmente existe alguma relação entre as duas coisas?
Como a cafeína atua sobre o seu sono
A cafeína é um estimulante, que age bloqueando a adenosina, uma substância química que acumulamos no cérebro ao longo do dia. É esse acúmulo que nos ajuda a sentir sono de noite, por isso a cafeína tira o sono e também pode tornar o sono mais “interrompido”, principalmente quando falamos do sono profundo e restaurador, o REM.
Infelizmente, não existem muitas pesquisas diretas sobre a relação da substância com a forma como sonhamos, mas também não estamos totalmente no escuro. A qualidade de sono está intimamente ligada a forma como você sonha.
Ao diminuir o seu consumo de cafeína você pode aumentar o seu sono, principalmente o REM, que é a fase em que seu corpo está mais relaxado, mas o cérebro está mais ativo, fase também associada aos sonhos. “Mais sono REM pode significar mais oportunidades para o nosso cérebro produzir sonhos vívidos e elaborados”, explica o The Conversation.
O texto do The Conversation foi escrito por Charlotte Gupta e Carissa Gardiner. Gupta é pesquisadora do sono no Instituto Appleton, Grupo de Pesquisa HealthWise, CQUniversity Austrália e Gardiner é pesquisadora de pós-doutorado em Desempenho Esportivo, Recuperação, Lesões e Novas Tecnologias na Universidade Católica Australiana.