Antes de sair de casa, você sai tirando cada eletrodoméstico da tomada? A resposta provavelmente é não, nós sabemos. Mas cuidado: no caso de alguns aparelhos, retirar a tomada antes de sair não é apenas uma forma de economizar energia, mas também de evitar incêndios domésticos.
Sempre tire esse eletrodoméstico da tomada antes de sair
De acordo com a Itatiaia, o principal exemplo é a cafeteira, aparelho cada vez mais comum na casa dos brasileiros. Deixar a cafeteira ligada na tomada seja lá por quanto tempo representa um enorme risco de incêndios na sua casa. Mesmo modelos mais modernas, que contam um sistema de desligamento automático, não são considerados 100% seguros, explicam especialistas em segurança consultados pelo site português Edições Metamorfose.
Algum defeito de fábrica, falha elétrica ou problema interno no seu eletrodoméstico pode fazer com que a cafeteira continua gerando calor, mesmo se você tiver desligado ela antes de sair. Resíduos no aparelho ainda podem atrapalhar a ventilação, aumentando o risco de superaquecimento.
Além de tirar a cafeteira da tomada, outra recomendação de segurança é limpar o aparelho regularmente, retirando resíduos que possam prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico, além de checar os cabos.
Esses cuidados são ainda mais necessários se você tem um eletrodoméstico um pouco mais antigo, já que, com o tempo, “componentes elétricos podem se deteriorar e causar faíscas, curtos-circuitos ou até incêndios se permanecerem conectados sem supervisão”, explica a Itatiaia.
No geral, a recomendação para todos os eletrodomésticos – com exceção da geladeira – é que você sempre retire os aparelhos da tomada antes de sair da sua casa.