Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Com Bolsonaro na corda bamba, Governo Trump ameaça usar força militar contra o Brasil

Por Pedro Silvini
09/09/2025
Em Geral
0
Trump

(Reprodução/Getty Images)

A crise política envolvendo Jair Bolsonaro (PL) ganhou contornos internacionais nesta terça-feira (9), após a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmar que os Estados Unidos podem recorrer ao poder militar para garantir a liberdade de expressão no Brasil. A declaração ocorreu durante coletiva em Washington, em meio ao julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).

Questionada sobre possíveis novas sanções contra o país, Leavitt não detalhou medidas, mas reforçou que a administração de Donald Trump “não tem medo de usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”.

A ameaça representa mais um capítulo da pressão do governo norte-americano sobre o Brasil. Desde julho, Trump intensificou ataques diplomáticos, aplicando tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e sancionando autoridades, em especial o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo contra Bolsonaro. O magistrado foi alvo da chamada Lei Magnitsky, que prevê punições contra autoridades acusadas de violações de direitos humanos.

Trump tem reiterado apoio a Bolsonaro e acusa o Judiciário brasileiro de promover uma “execução política”. “Ele é um homem honesto, e o que estão fazendo é terrível”, disse o republicano a jornalistas.

Julgamento no STF

O ex-presidente é acusado de tentar liderar um golpe de Estado em 2022 para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vencedor das eleições. Nesta terça, o ministro Alexandre de Moraes pediu sua condenação por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Enquanto Bolsonaro vê seu futuro político ameaçado, o governo norte-americano eleva o tom e insere a disputa brasileira em uma arena geopolítica marcada por ameaças de retaliação e interferência externa.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto: Agência Brasil

Vai falir? Rombo gigante nos cofres dos Correios é descoberto e deixa funcionários preocupados

Confira!

Esses perfumes do Boticário são baratos, potentes e fixam o dia todo

09/09/2025

“A casa vai cair”: Carlinhos Vidente revela 2 casais famosos que vão terminar o relacionamento

09/09/2025
celular

Como acessar o seu celular mesmo tendo esquecido a senha?

09/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix