Quando viajamos para a praia, pensamos em relaxar e não se estressar com nada. Mas, a demora no atendimento nos comércios podem atrapalhar essa tranquilidade. Pensando nisso, Carlos Eduardo Ernanny se inspirou para criar um projeto que lhe rende um faturamento de R$ 60 mil por mês: um aplicativo que conecta banhistas e garçons. O empresário lembra que pensou nessa ideia após pedir uma cerveja e ela demorar para chegar: “Por que não trazer tecnologia para melhorar o atendimento?”.
Em uma entrevista ao jornal O Globo, Carlos explicou que caminhou por quase 40 quilômetros de praias no Rio de Janeiro para fazer pedidos e saber qual era a média de tempo de espera. Na sua pesquisa, mostrou que os clientes demoravam 13 minutos para conseguir fazer um pedido nas barracas.
Como Carlos criou o App de atendimento nas praias
Para investir no aplicativo, pediu auxílio dos amigos e conseguiu R$ 300 mil para criar a plataforma que permite que os garçons registrem pedidos diretamente em seus telefones, eliminando a necessidade de anotar em papel e reduzindo erros. O sistema também oferece o cardápio completo e controle de estoque, mostrando quando os produtos estão acabando. Hoje, o aplicativo gera um faturamento mensal de R$ 60 mil.
A tecnologia foi bem aceita nas praias do Rio de Janeiro e expandiu o negócio para Búzios, e também nos litorais norte e sul de São Paulo, além de praias no Ceará. Carlos também contou que os seus clientes tiveram um retorno positivo pela agilidade dos atendimentos, como revelou Jane Alves de Oliveira e Ana Paula Correa, que trabalham há 18 anos com barracas de praia. Elas disseram que com a facilidade da plataforma, o faturamento das barracas aumentou em 100%, eliminando desperdícios e melhorando a gestão de estoque.