Apesar do Brasil ter inúmeras cidades, a revista The Economist não destacou nenhuma no seu ranking de melhor cidade para viver na América Latina. Na sua avaliação, a pesquisa teve como critérios estabilidade, cuidados de saúde, cultura e ambiente, educação, e infraestrutura.
Para esse levantamento, a revista analisou 173 cidades, atribuindo pontuações que variaram de 44 a 83. Como resultado, a cidade que mais se destacou foi Buenos Aires, capital da Argentina, graças ao seu equilíbrio entre tradição cultural e modernidade urbana. O Brasil esteve na pesquisa, tendo o Rio de Janeiro como a cidade mais bem classificada, mas não conseguiu pontos suficientes para ficar no Top 5, acumulando 69,3. Nessa análise, foi ressaltado que apesar dos desafios que as cidades enfrentam, também possuem combinações atraentes de belezas naturais, cultura rica e infraestrutura em desenvolvimento.
Confira abaixo o ranking do Top 5 de melhores cidades da América Latina
- Montevideo, Uruguai – 81,2 pontos
- Santiago, Chile – 80,8 pontos
- San Juan, Porto Rico – 78,8 pontos
- Lima, Peru – 74,2 pontos
- San José, Costa Rica – 73,6 pontos
Motivos que fizeram Buenos Aires liderar o ranking
A capital argentina conseguiu uma pontuação de 82,8 por mostrar ser uma cidade que proporciona equilíbrio entre qualidade de vida e custos. Além disso, se destaca por ter uma cultura vibrante, combinada com cenário artístico e arquitetônico reconhecido mundialmente, juntamente com uma infraestrutura robusta, foram fatores determinantes. Apesar de ter passado por momentos turbulentos na política, a revista entendeu que existe um equilíbrio nesse critério como ponto positivo.