Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Tiros são disparados dentro do estádio do Grêmio e causa alvoroço no RS

Por Pedro Silvini
11/09/2025
Em Geral
0
estádio

Moradores do bairro Azenha, em Porto Alegre, viveram momentos de apreensão na última segunda-feira (8). Entre as 14h e 17h, disparos de armas de fogo foram ouvidos dentro do Estádio Olímpico Monumental, antiga casa do Grêmio. Angustiados, vizinhos procuraram a Rádio Gaúcha para relatar a movimentação de pessoas armadas e fardadas no interior do espaço, fechado ao público desde 2013.

A apuração revelou que o imóvel vem sendo utilizado pelas forças de segurança do Rio Grande do Sul como campo de treinamento. Segundo o 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a atividade envolveu 53 novos policiais militares e incluiu simulações de progressão tática, controle de distúrbios e entrada em edificações. O comandante da unidade, tenente-coronel Eduardo Moura Mendes, tranquilizou os moradores: “As ações ocorrem com munição não letal. Não há risco para a comunidade”.

Além da Brigada Militar, o espaço também tem servido para exercícios do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.

O Olímpico após o adeus do Grêmio

Inaugurado em 19 de setembro de 1954, o Olímpico foi palco de conquistas históricas, como a Copa Libertadores de 1995, e abrigou a torcida gremista por quase seis décadas. O estádio foi desativado após a inauguração da Arena do Grêmio, em dezembro de 2012, e recebeu seu último jogo em fevereiro de 2013.

Desde então, a estrutura permanece sem utilização esportiva. Com arquibancadas cobertas pelo mato, concreto em deterioração e áreas tomadas por entulho, o estádio se tornou um retrato do abandono. Ainda assim, em momentos pontuais, o espaço voltou a ser utilizado, como na enchente de 2024, quando funcionou como centro de coleta de doações.

Impasses e futuro incerto

O destino do Olímpico segue envolto em um imbróglio jurídico. Pelo acordo original, o terreno seria repassado à construtora OAS em troca da participação na construção da Arena. No entanto, pendências contratuais e problemas legais travaram o processo.

De acordo com o Grêmio, a expectativa é que em outubro ocorra a troca de chaves, que transferirá oficialmente o espaço para as empresas Karagounis e OAS 26. Com isso, o clube passará a ser dono exclusivo do terreno da Arena, enquanto as forças de segurança precisarão buscar outro local para seus treinamentos.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Papa Leão XIV

Papa Leão XIV está pulando de alegria com novo santuário no Brasil

Confira!

celular

Truque infalível para conectar o seu celular em qualquer Wi-Fi sem precisar de senha

11/09/2025
suzane

Suzane von Richthofen faz visitinha inesperada à parente e caso quase termina em polícia

11/09/2025
tv hospital

Derrame: conheça os sintomas que ligam o sinal de alerta

11/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix