O Ministério da Saúde decidiu ampliar o prazo para adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos acessarem a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Agora, essa faixa etária consegue obter a vacina por meio do sistema público até dezembro. De acordo com a pasta, o objetivo é alcançar cerca de sete milhões de jovens que não foram imunizados na idade recomendada (9 a 14 anos).
Este ano, foi a primeira vez que pessoas entre 15 e 19 anos conseguiram acessar a vacina através do SUS.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social, a imunização está disponível em vários locais, além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como escolas, ginásios esportivos, universidades e shoppings.
Até o início de setembro, mais de 115 mil adolescentes e jovens já tinha sido vacinados nessa nova etapa. No ano passado, o país atingiu mais de 82% da cobertura vacina entre meninas de nove a 14 anos. Em comparação, a média global é de só 37%. Em meninos da mesma faixa etária, a cobertura chegou aos 67%.
Como é o esquema da vacina contra o HPV
Anteriormente, o esquema de vacinação era de duas aplicações, mas, desde o ano passado, o país adotou uma dose única do imunizante.
“Para pessoas imunocomprometidas, como pacientes com HIV/Aids, em tratamento contra o câncer ou transplantados, o esquema continua em três doses. A mesma regra vale para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos”, explica a Secretaria de Comunicação Social.