Falta menos de uma semana para o Flamengo entrar em campo contra o Estudiantes, da Argentina, pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. O duelo de ida acontece na próxima quinta-feira (18), no Maracanã, às 21h30 (de Brasília). Mas, além da preocupação dentro das quatro linhas, o Rubro-Negro precisa estar atento fora delas: a Conmebol já emitiu novo aviso para que o clube evite atrasos, sob risco de punições severas, que podem até gerar desclassificação em casos extremos.
Nos últimos anos, o Flamengo já acumulou multas por conta da demora em iniciar partidas, quase sempre devido à festa da torcida no Maracanã. Agora, a entidade máxima do futebol sul-americano promete ser mais rigorosa. Segundo a Conmebol, atrasos atrapalham o cronograma de transmissão internacional e prejudicam o andamento da competição.
Embora a advertência inicial fale em punições financeiras, dirigentes do clube foram alertados de que a reincidência pode levar a medidas mais duras. Internamente, a diretoria já discute formas de agilizar o protocolo de entrada em campo para evitar riscos.
Rival argentino confiante
Enquanto isso, o Estudiantes chega ao confronto motivado. O capitão Santiago Ascacíbar afirmou que a equipe de La Plata acredita em classificação, mesmo atuando fora de casa no primeiro jogo. “É um jogo lindo. Nas Copas, nada é impossível. Temos que demonstrar isso em campo”, disse o volante de 28 anos.
Os argentinos, porém, terão desfalque importante: o lateral-direito Eric Meza sofreu lesão muscular e só deve retornar em duas semanas.
Fla tem baixas e pressão
Do lado rubro-negro, Filipe Luís segue pressionado para ampliar sua lista de títulos como treinador — já conquistou Copa do Brasil, Supercopa e Carioca. Para quinta-feira, o técnico não poderá contar com Erick Pulgar, lesionado no pé. Alex Sandro, Jorginho e Varela seguem como dúvidas.
Com o primeiro jogo no Maracanã e a decisão marcada para o dia 25, em La Plata, o Flamengo não pode dar margem para erros, dentro ou fora de campo. Além da força do adversário, a vigilância da Conmebol tornou-se mais um adversário no caminho da equipe rumo ao tri da Libertadores.