Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Carlos Bolsonaro revela verdadeiro culpado pela prisão do pai

Por Pedro Silvini
13/09/2025
Em Geral
0
Vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) durante a cerimônia em homenagem ao Dia das Mulheres Sérgio Lima/Poder360 06.03.2020

Vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ) durante a cerimônia em homenagem ao Dia das Mulheres Sérgio Lima/Poder360 06.03.2020

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) voltou a causar polêmica ao comentar a condenação de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira (12), o filho 02 atribuiu a responsabilidade pela sentença ao tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do governo.

“Parabéns pelo que fez na história brasileira, Mauro Cid!”, escreveu o parlamentar no X (antigo Twitter). A mensagem foi interpretada como uma crítica direta à delação premiada feita pelo militar, considerada decisiva no processo.

Mauro Cid foi um dos homens de maior confiança de Bolsonaro no Planalto. Além de acompanhá-lo em viagens, também esteve ao lado do ex-presidente durante a estadia nos Estados Unidos após o fim do mandato. Investigado por sua participação em fraudes nos cartões de vacinação e na tentativa de venda ilegal de joias recebidas pelo governo, o tenente-coronel acabou preso.

A delação firmada por Cid foi fundamental para a Procuradoria-Geral da República (PGR) sustentar a acusação de que Bolsonaro liderava uma trama para abolir violentamente o Estado Democrático de Direito e tentar um golpe de Estado. Por colaborar, o militar recebeu uma pena branda de dois anos em regime aberto.

Condenação histórica

A Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado, além de outros sete réus do chamado “núcleo crucial” da conspiração. Entre eles, Alexandre Ramagem (16 anos), Walter Braga Netto (26 anos e 6 meses) e o próprio Cid.

Bolsonaro foi responsabilizado por cinco crimes: organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado.

O início do cumprimento das penas depende da publicação do acórdão e da análise de recursos das defesas.

Repercussão política

Aliados de Mauro Cid reagiram à fala de Carlos. Segundo informações da jornalista Andréia Sadi, interlocutores do militar afirmam que o verdadeiro responsável pela crise foi o próprio Bolsonaro. Eles alegam que Cid teria “relutado muito” antes de aceitar a delação, pois sempre nutriu admiração e lealdade ao ex-presidente.

Enquanto isso, Carlos Bolsonaro deve intensificar sua atuação política nos próximos meses. Ele é cotado para disputar uma vaga no Senado por Santa Catarina em 2026, ampliando o campo de influência da família Bolsonaro no cenário nacional.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
mãos idoso

Tenho 65 anos, dediquei a vida toda ao trabalho e fui demitido após solicitar a aposentadoria — quais os meus direitos?

Confira!

planeta terra

Cientistas alertam: Terra vai sofrer apagão em 21/09

13/09/2025
Virginia

Virginia pode estar com condição grave na pele; médicos alertam para a doença

13/09/2025
planetas

Astronautas identificam novo planeta com condições ideais para a vida fora da Terra

13/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix