Antes de tudo, precisamos destacar. A depressão é uma doença que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e que exige tratamento psicológico, e muitas vezes psiquiátrico, com a ajuda de profissionais especializados. Mas a doença também pode ser enfrentada com a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
E talvez você esteja pensando: “desde quando sorvete é um hábito de vida saudável?”. Então, é claro que não estamos dizendo que você deveria consumir sorvete o tempo todo, mas, quando for escolher, uma boa opção de sabor pode ser o pistache, que se tornou uma febre nos últimos anos.
Na verdade, uma opção ainda melhor é consumir o pistache em si. A semente pode ser consumida cru ou torrada, sozinha ou usada em outros ingredientes, como saladas, massas, pães, molhos, entre outras receitas.
Por que pistache pode ajudar a combater a depressão?
Essa oleaginosa é um exemplo de alimento muito rico em potássio, um mineral que, além de ser essencial para a formação de músculos e nervosos, pode ajudar a combater a depressão se consumido diariamente.
A partir de dados da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, um estudo publicado na revista Nutrients, pesquisadores analisaram como a ingestão de sete minerais, incluindo o potássio, influenciam no risco de depressão. “Nas análises, o potássio se destacou, já que os participantes com níveis mais altos desse nutriente apresentaram o menor risco da doença”, explica o Minha Vida.
Confira outros alimentos ricos em potássio, além do pistache:
- Banana
- Abacate
- Abóbora
- Cenoura
- Batata
- Feijão
- Espinafre
- Beterraba
- Laranja
- Salmão
- Figado bolvino
- Melancia
- Queijo cottage