Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Estudo revela que barulho de aviões pode causar problemas para o coração

Por Carolina Carvalho
01/02/2025
Em Geral
0
avião

Imagem de wirestock no Freepik

Morar perto de aeroporto não é só um motivo de estresse, mas também pode ser um fator de risco para a sua saúde cardiovascular. Segundo um estudo publicado recentemente no Journal of the American College of Cardiology, pessoas que ficam expostas a barulho alto de aviões têm maior risco de sofrer com problemas do coração, como ataques cardíacos, derrame e arritmias. O estudo comparou dados de mais de 3,6 mil pessoas que moram perto dos aeroportos de Heathrow, Gatwick, Birmingham e Manchester com o de pessoas que se mudaram para longe do barulho. O primeiro grupo teve função e estrutura cardíaca de 10% a 20% pior do que o segundo.

A análise da pesquisa descobriu que o músculo cardíaco dessas pessoas próximas a aeroportos ficou mais rígido e grosso com o passar do tempo, tornando-se menos eficiente em bombear o sangue, de acordo com o UPI. De acordo com as estimativas dos pesquisadores, essas mudanças podem quadruplicar os riscos de ataques cardíacos e de derrames.

“Nosso estudo é observacional, então não podemos dizer com certeza que altos níveis de ruído de aeronaves causaram essas diferenças na estrutura e função do coração. No entanto, nossas descobertas se somam a um crescente conjunto de evidências de que o ruído das aeronaves pode afetar negativamente a saúde cardíaca e nossa saúde em geral”, explicou uma das auroras do estudo, Gabriella Captur, cardiologista consultora do Royal Free Hospital, em Londres.

Morar perto de aeroportos traz outros riscos à saúde

Outro problema em morar perto de aeroportos está nos efeitos da poluição por partículas finas de aviação. Um estudo da Federação Europeia de Transportes e Ambiente analisou a ligação entre essas partículas e a saúde das pessoas que vivem nas redondezas dos 32 aeroportos mais movimentados da Europa. A pesquisa concluiu que pode haver uma ligação entre essas partículas e milhares de casos de diabetes, demência e hipertensão arterial.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post

Revelado por que Apple não queria mudar carregadores para USB-C — e você vai ficar em choque com o motivo

Confira!

Chuva noturna

Rio Grande do Sul corre perigo novamente? Tempestade avassaladora se aproxima da região

09/09/2025
Imagem de Jim Black por Pixabay

Tempestade vinda da Argentina ameaça mudar o tempo em várias regiões brasileiras

09/09/2025
Caixa Eletrônico

Banco do Brasil vai distribuir auxílio médio de R$ 1.118 para lista de CPFs

09/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix