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Nova montadora de carros nacional ganha o apelido de “Tesla do Brasil”

Por Pedro Silvini
21/09/2025
Em Geral
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Tesla Brasileira

(Reprodução/Lecar)

A indústria automotiva brasileira pode estar prestes a ganhar um novo capítulo com a Lecar, startup fundada pelo capixaba Flávio Figueiredo Assis, que se autointitula o “Elon Musk brasileiro”. A empresa vem chamando atenção com a promessa de lançar veículos nacionais 100% elétricos movidos a energia gerada por etanol. O primeiro protótipo, batizado de Model 459, já foi flagrado em testes em Barueri (SP).

Apesar da comparação com a Tesla, a montadora ainda vive entre a expectativa e a desconfiança.

O Lecar 459 será apresentado oficialmente entre 22 e 30 de novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. Além dele, a marca promete uma picape, chamada Campo, e um SUV Tático. Todos com preço sugerido de R$ 159.300.

Segundo Assis, os veículos terão tração elétrica, mas a energia será gerada a partir de um motor 1.0 turbo flex, fornecido pela Horse Motors, em parceria com geradores da WEG. A ideia é combinar o apelo ambiental com o diferencial do etanol, combustível já consolidado no Brasil.

Fábrica, fornecedores e dúvidas

O projeto prevê uma fábrica em Sooretama (ES), com investimento de R$ 870 milhões — dos quais R$ 90 milhões já teriam sido aplicados. A produção está prevista para começar apenas em 2026.

Enquanto o fundador fala em apoio de grandes players como Renault, Toyota e GM, investigações apontam que a maioria das parcerias citadas ainda não se concretizou em contratos formais. Apenas WEG e Horse Motors confirmaram fornecimento oficial de componentes.

Ainda assim, a Lecar já inaugurou sua primeira concessionária em São Caetano do Sul (SP), numa estratégia de criar rede antes mesmo da produção em série.

Reconhecimento do governo

Em dezembro de 2024, a empresa foi habilitada no programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), do Governo Federal, que concede créditos fiscais a montadoras que apostam em tecnologias sustentáveis. O aval é visto como um passo importante para a credibilidade do projeto.

Sonho ou risco?

O empresário garante que, desta vez, o público poderá “tocar e dirigir” protótipos funcionais — e não apenas projeções digitais. Para ele, trata-se de um marco para resgatar o carro nacional, sonho que não se concretiza desde a Gurgel.

Resta saber se a Lecar conseguirá sair do campo das promessas e conquistar espaço num mercado dominado por multinacionais, ou se entrará para a lista de projetos ambiciosos que ficaram pelo caminho.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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