Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Objeto espacial do tamanho do Camp Nou vai passar perto da Terra e poderá ser visto ao vivo

Por Pedro Silvini
17/09/2025
Em Geral
0
Asteróide Apophis

Asteróide (Reprodução/NASA)

Um asteroide do tamanho de grandes estádios de futebol, como o Maracanã, no Rio de Janeiro, ou o Camp Nou, em Barcelona, vai passar relativamente perto da Terra nesta quinta-feira (18), às 4h42 da manhã, no horário de Brasília.

A rocha espacial, batizada de 2025 FA22, tem diâmetro estimado entre 120 e 280 metros e viaja a cerca de 39 mil km/h. Apesar das dimensões impressionantes, a NASA assegura que não há qualquer risco de colisão. No ponto mais próximo, o objeto estará a 842 mil quilômetros do planeta — o equivalente a 2,2 vezes a distância média da Terra à Lua.

O fenômeno poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, em transmissões de observatórios e canais de astronomia. Para os astrônomos, é uma oportunidade rara: encontros com asteroides desse porte, a uma distância tão pequena em termos astronômicos, ocorrem em média uma vez a cada dez anos.

Entre os dias 18 e 22 de setembro, o 2025 FA22 também poderá ser observado por telescópios amadores de médio porte.

Da lista de risco à pesquisa científica

O asteroide foi descoberto em 29 de março de 2025 pelo Pan-STARRS, sistema de telescópios localizado no Havaí e voltado ao monitoramento de objetos próximos da Terra.

Nos primeiros cálculos, chegou a ser classificado como um risco em potencial para o futuro — havia uma pequena chance de impacto em 2089. No entanto, observações posteriores permitiram descartar totalmente essa possibilidade, levando à sua remoção da lista de risco da Agência Espacial Europeia (ESA) em maio deste ano.

Agora, o 2025 FA22 é alvo de uma campanha internacional de monitoramento conduzida pela Rede Internacional de Alerta de Asteroides (IAWN), que estuda desde a trajetória até as características físicas do objeto, como composição e textura da superfície. Esses dados são fundamentais para treinar estratégias de defesa planetária caso, no futuro, um asteroide de grandes proporções represente ameaça real.

Estádios como referência

Para facilitar a compreensão, cientistas costumam comparar asteroides a construções conhecidas. No caso do 2025 FA22, seu tamanho se aproxima das dimensões do Maracanã, no Rio, ou do Camp Nou, em Barcelona — dois dos maiores estádios do mundo.

Assim como esses gigantes do futebol, a rocha espacial impressiona pelo porte, mas passará sem causar nenhum perigo, apenas proporcionando um espetáculo astronômico a quem acompanhar sua trajetória.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Anitta

Anitta faz mistério e fãs suspeitam anúncio de encerramento da carreira

Confira!

Foto: DC Studio/Freepik

Anjo da Guarda vai enviar mensagens reveladoras para 3 signos na noite de hoje

17/09/2025
vale tudo odete roitman

“Vale Tudo”: Globo revela o ÚNICO personagem que não matou Odete Roitman

17/09/2025
Foto: Divulgação/TV Globo

De saída da Band, Galvão Bueno já tem acordo com outra emissora gigante

17/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix