Você compra o pão quentinho e fresquinho na padaria e leva a sacola todo feliz para casa, pensando neste e nos próximos dias em que você vai tomar seu café acompanhado de um pão com manteiga. Mas qual a melhor forma de guardar o pão na sua casa para garantir que ele fique fresquinho por mais tempo?
A maioria das pessoas simplesmente dá um nó na sacola de plástico da padaria e deixa ela na cozinha, talvez dentro do microondas. Mas, de acordo com o site Capitalist, o padeiro holandês Joost Arijs aconselha a evitar o plástico, já que o material oferece um ambiente úmido e fechado, favorecendo o crescimento de fungos e do tão temido mofo no seus pães.
Outra opção popular, os recipientes herméticos de plástico ou vidro também oferecem um problema semelhante. Os recipientes fechados impedem a circulação de ar, fazendo o pão se deteriorar mais rápido e perder a qualidade do alimento.
Ok, então como eu vou guardar o meu pão?
Muitas padarias vendem o pão em sacos de papel e não é por acaso. De acordo com o Capitalist, o papel permite que o pão respire, ainda mantendo a casca crocante por mais tempo. E se você quiser conservar o pão por ainda mais tempo, a recomendação de Arijs é usar papel com revestimento de parafina, que reduz o ressecamento ao mesmo tempo que libera o excesso de umidade, dificultando o aparecimento de mofo no alimento.
Para quem comprou muito pão de uma vez, a indicação é congelar as sobras (na hora de consumir, é só esquentar o pão na AirFryer e prontinho: delicioso e quentinho para você comer com o seu cafezinho.