Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Filme produzido na Palestina surpreende todo mundo e vence o “Oscar”

Por Pedro Silvini
18/09/2025
Em Geral
0
Oscar

(Reprodução/IStock)

O longa-metragem “The Sea”, dirigido por Shai Carmeli-Pollak, surpreendeu ao vencer o Ophir Awards, maior premiação do cinema israelense. A vitória garante ao filme a indicação de Israel ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2026.

A obra acompanha Khaled, um garoto palestino de 12 anos que vive na Cisjordânia ocupada. Para realizar o sonho de ver o mar pela primeira vez, ele precisa driblar checkpoints militares e atravessar ilegalmente até Tel Aviv. A jornada, que envolve riscos para o menino e seu pai, coloca em evidência a vida sob ocupação.

Além do prêmio principal, “The Sea” levou troféus de melhor roteiro, melhor ator (Mohammed Gazaoui, o mais jovem vencedor da história da premiação), ator coadjuvante (Khalifa Natour) e trilha sonora original (Avi Bellili).

Trailer do filme

Reação do governo israelense

O resultado provocou reação imediata do ministro da Cultura de Israel, Miki Zohar, que classificou a vitória como “vergonhosa” e anunciou o fim do financiamento público ao Ophir Awards.

“Não há tapa maior na cara dos cidadãos israelenses do que uma cerimônia que cospe nos nossos soldados heroicos”, disse Zohar em comunicado. O governo afirmou que, a partir de 2026, não destinará recursos para a realização da premiação.

Academia defende escolha

A Academia Israelense de Cinema e Televisão, responsável pelo evento, saiu em defesa do filme. O presidente da entidade, Assaf Amir, destacou que “The Sea” representa “um olhar sensível para a humanidade do outro” em meio à guerra em Gaza.

“Especialmente na dura realidade em que vivemos, a capacidade de enxergar o outro dá um pequeno sinal de esperança”, afirmou. Para Amir, a escolha do drama, feito em colaboração entre artistas palestinos e judeus, é uma resposta à pressão internacional por boicote ao cinema israelense.

Caminho até o Oscar

Desde 1991, o filme vencedor do Ophir é automaticamente inscrito como representante de Israel no Oscar. A vitória de “The Sea” garante que o longa esteja no páreo por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na próxima cerimônia da Academia de Hollywood.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Imagem ilustrativa: FIVB/Divulgação

Brasil é surpreendido e fica fora da Copa do Mundo

Confira!

cartagena colombia

Muito melhor que o Caribe: cidade da Colômbia está com passagens aéreas imperdíveis no Brasil

18/09/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Esse é o maior nome já registrado em um cartório no Brasil

18/09/2025
pessoa bebendo de caneca

A bebida matinal que pode ajudar a reduzir seu colesterol, dizem os cardiologistas

18/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix