O porta-voz do Congresso da Espanha, Patxi López, anunciou que o país europeu pode desistir da Copa do Mundo 2026 caso Israel se classifique para a competição mundial. Ele fez a declaração na última terça-feira (16), mesmo dia em que a emissora espanhola RTVE, que é uma estatal, anunciou sua saída do concurso Eurovision caso a competição mantenha artistas israelenses no páreo.
“O que queremos é que, se as equipes israelenses não puderem participar de eventos esportivos, algumas pessoas comecem a abrir os olhos. Porque, claro, os nossos estão abertas e não toleram o que veem”, declarou o porta-voz espanhol.
A seleção espanhola é considerada uma das favoritas para levar a taça deste ano e está bem perto de garantir sua vaga na competição. Já Israel está em busca de uma classificação em um grupo difícil nas Eliminatórias, disputando uma vaga contra Noruega e Itália. Atualmente, a seleção israelense está em terceiro lugar no grupo, de acordo com o Metrópoles.
Por que Espanha quer que Israel fique de fora da Copa do Mundo?
López argumenta que, da mesma forma que a Rússia está afastada de competições do tipo por causa da guerra contra a Ucrânia, Israel também deveria ser afastada por causa do seu tratamento com a Palestina. Segundo López, Israel está invadindo a Faixa de Gaza e eles “não podem e não ficarão em silêncio”.
“Eles estão revoltados com a ideia de impedir um evento esportivo, mas nunca disseram nada sobre as dezenas de atletas palestinos que foram mortos neste conflito. Nunca, nada. Então, isso era sobre esporte ou sobre o dinheiro que o esporte traz?”, questionou López.