Estava prevista uma greve para a categoria dos controladores de voo nesta quarta-feira (24). Mas, nesta segunda (22), a assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) votou para suspender a paralisação, que ia afetar as operações em nove aeroportos brasileiros.
Os terminais afetados seria os de:
- Vitória (Espírito Santo);
- Guarulhos (São Paulo);
- Campinas (SP);
- Santos Dumont (Minas Gerais);
- Macaé (Rio de Janeiro);
- João Pessoa (Paraíba);
- Aracaju (Sergipe);
- Londrina (Paraná);
- Joinville (Santa Catarina).
Durante a votação eletrônica, 810 trabalhadores do sindicato votaram. Foram 530 votos a favor de suspender a greve, 253 que queriam manter a paralisação e 27 decidiram se abster de votar.
Segundo matéria do A Gazeta, dos mais de 4,2 mil profissionais que são controladores de voo no país, cerca de 12% são ligados à Nav Brasil, estatal criada em 2021.
Por que a greve foi suspensa?
A greve foi suspensa depois de um acordo entre o sindicato, a empresa estatal Nav Brasil e o Tribunal Superior do Trabalho (TST). A partir de hoje (22), as três partes vão analisar uma proposta de acordo coletivo e outras reivindicações da categoria de controladores de voo.
Nas redes sociais, o sindicato postou que, apesar de ter decidido suspender a greve, isso não quer dizer que a luta da categoria chegou ao fim. “A suspensão significa uma mudança de estratégia, e não uma rendição. Continuaremos com total força e determinado as negociações com a NAV Brasil, pressionando pela pauta de reivindicações que é legítima e necessária para toda a categoria”, escreveu o SNTPV.