O que começou como um mergulho casual na Sardenha, acabou virando tema de manchete depois que um mergulhador na região Arzachena identificou moedas no fundo do mar. Depois que ele alertou as autoridades, foram encontradas entre 30 mil e 50 mil peças de bronze datadas do século 4.
As moedas estavam na areia entre a praia e grama debaixo da água. “A equipe também notou fragmentos de ânforas que provavelmente vieram de oficinas na África e em partes da Ásia, uma pista de que o comércio se movia por esse trecho da costa no final da época romana”, afirma texto da Earth.
O diretor geral de Arqueologia, Belas Artes e Paisagens do Ministério da Cultura da Itália, Luigi La Rocca, declarou que esse tesouro encontrado nas águas de Arzachena é uma das descobertas mais importantes quando o assunto são moedas históricas. Como destaca o Earth, descobertas do tipo capturam um momento exato na economia e política no mundo romano.
As moedas encontrados eram, em sua maioria, follis, peças grandes de bronze introduzidas durante a reforma monetária do imperador Diocleciano.
Como essas moedas foram parar no fundo do mar?
“Este local fica perto de um corredor natural onde as ondas e correntes diminuem, o que ajudaria a concentrar os objetos. Um padrão de dispersão pode vir de um contêiner se quebrando, com moedas caindo e se alojando em bolsões de areia”, explica o Earth.
Arqueólogos ainda vão testar se as moedas vieram de alguma naufrágio que aconteceu perto e se os pedaços de âncora vieram do mesmo evento que espalhou as moedas.