No segundo semestre do ano, todos os trabalhadores brasileiros já começam a ficar empolgados com a aproximação do 13º salário, um benefício garantido para todos os trabalhadores de carteira assinada (CLT).
E nós temos uma boa notícia para os servidores estaduais do Mato Grosso do Sul: o governo sul-mato-grossense decidiu antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º. Os valores já serão depositados nesta quarta-feira (24) e liberados para o saque já na quinta (25). Cerca de 82 mil servidores ativos e inativos serão beneficiados e, de acordo com o Campo Grande News, serão aproximadamente R$ 300 milhões injetados na economia do estado.
O governador Eduardo Riedel (PP) defendeu a medida, afirmando que a antecipação “valoriza quem trabalha e movimenta a economia”. “Uma decisão que fortalece o consumo, mantém a confiança e garante mais equilíbrio neste momento em que o país desacelera”, declarou o governador.
Regiane Dedé de Oliveira, economista do IFP-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS), explicou ao Campo Grande News o impacto da medida. Segundo Regiane, essa antecipação do 13º salário impulsiona o consumo imediato e permite a quitação de dívidas, libera a margem de crédito e dá maior segurança para compras futuras.
Quando é pago o 13º salário?
O que a lei estabelece é que o benefício precisa ser pago em duas parcelas, no máximo até dezembro. De acordo com a Agência Gov, a primeira tem que ser paga entre fevereiro e novembro, com prazo máximo até o dia 30 de novembro. A segunda pode ser paga até o dia 20 de dezembro.