Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Veja como essa senhora de 84 anos aprendeu inglês por meio de um aplicativo de celular

Por Pedro Silvini
28/09/2025
Em Geral
0
ingles senhora

(Reprodução/RBA TV)

No auge dos 84 anos, a agricultora aposentada Iracy Thiesen Sebold, de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, decidiu realizar um sonho antigo: aprender inglês. Com disciplina de estudante exemplar, ela se rendeu à tecnologia e há um ano segue uma rotina diária de estudos com a ajuda de um aplicativo de celular.

O compromisso está marcado no relógio: às 9h em ponto, dona Iracy abre o aplicativo, pega o caderno e anota cada palavra nova aprendida. “Às vezes faço três ou quatro lições no mesmo dia”, conta animada. A idosa já consegue ler diversos termos, mas admite que ainda tem dificuldades na pronúncia — desafio que ela pretende superar nos próximos meses.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por RBA TV (@rbatv)

O desejo de aprender inglês nasceu ainda na juventude, quando ajudava os filhos nas lições da escola. “Sempre pensava que um dia iria conseguir entender o que estava escrito”, recorda. O sonho voltou à tona em uma conversa com o neto de 13 anos, que baixou o aplicativo no celular da avó e a incentivou a começar.

“Nunca é tarde para estudar, para aprender”, afirma dona Iracy, que já enfrentou grandes desafios pessoais. Na casa dos 70 anos, após problemas de saúde, ela precisou reaprender a andar e a escrever. Hoje, além de cuidar do jardim e das artes manuais, acrescentou o inglês à sua rotina.

Benefícios do aprendizado na terceira idade

Especialistas apontam que aprender um novo idioma pode trazer importantes ganhos cognitivos para os idosos. O processo ajuda a melhorar memória, concentração e plasticidade cerebral, além de adiar o surgimento de doenças como Alzheimer e outras demências.

O aprendizado também contribui para a autoestima e reduz sentimentos de solidão, comuns nessa faixa etária. “Enfrentar e superar o desafio de uma nova língua proporciona um senso de realização e confiança”, destacam pesquisadores.

Educação em crescimento na terceira idade

O caso de dona Iracy reflete uma tendência nacional. De acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgado pelo Semesp, pessoas com 60 anos ou mais ainda representam uma minoria nas universidades — 0,4% em cursos presenciais e 0,8% no ensino a distância. Mas é justamente nesse grupo que houve maior crescimento nas últimas décadas.

Entre 2013 e 2023, as matrículas presenciais de idosos em instituições privadas aumentaram 22%. Já no ensino a distância, o salto foi de 672%, muito acima da média das demais faixas etárias.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Espaço Terra

Astronauta viajou ao espaço e descobriu que vivemos dentro de uma ilusão

Confira!

Fila de Aposentados

Se você acha que está pronto para se aposentar, pense novamente: simples erro pode destruir seu salário

28/09/2025
celular transito

É permitido mexer no celular enquanto está parado no sinal? Muita gente não sabe disso

28/09/2025
municipio SP cidade

Município em SP é eleito o melhor do Brasil para morar após os 60 anos

28/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix