A U.S. Federal Aviation Administration, autoridade federal de aviação nos Estados Unidos, recentemente publicou um alerta destacando que os pacientes deixam suas malas para trás em situações de emergência, em que os pacientes precisam ser evacuados da aeronave.
Em um Safety Alert for Operators (Alerta de Segurança para Operadores), publicado no dia 16 de setembro, a agência destacou o problema de passageiros tentarem levar suas bagagens de mão durante uma evacuação de emergência, o que aumenta o risco de ferimentos e até de mortes durante o processo.
No alerta de segurança em questão, a FAA recomenda que companhias aéreas enfatizem a importância dos passageiros deixarem todos os itens pessoais para trás durante uma evacuação de emergência. O alerta de segurança da FAA não é compulsório, mas é uma forte recomendação para companhias reforçaram esse procedimento de segurança na hora de treinar suas equipes.
Por que você precisa deixar suas malas para trás em uma evacuação de emergência?
O procedimento padrão para evacuações de emergência é que a aeronave seja desocupada em aproximadamente 90 segundos. Porém, quando os passageiros insistem em pegar suas bagagens de mão antes de se retirarem, isso causa um atraso, além de um “engarrafamento” nos corredores. No meio da confusão, passageiros podem entrar em pânico com isso, aumentando as chances de acidentes. E, o mais importante, em uma evacuação de emergência, você obviamente precisa sair rápido da nave. Poucos minutos de atraso podem ser a diferença entre a vida e a morte dependendo do que estiver acontecendo.
“Outros riscos de evacuação de passageiros com suas malas incluem “riscos de tropeçar, escorregar e cair, principalmente em ambientes de alto estresse e baixa visibilidade” e “danos aos escorregadores de evacuação”, o que pode impedir que outras pessoas evacuem com segurança”, conta matéria da Forbes.