Será que a situação na Terra está tão ruim que nem a Lua está querendo ficar perto do nosso planetinha azul mais? Acredite se quiser, cientistas já descobriram que o satélite natural está sim se afastando do nosso planeta, ano após ano.
De acordo com o Olhar Digital, cientistas medem a distância entre a Lua e o planeta “refletindo lasers em espelhos colocados na superfície solar por sondas especiais”. O que eles descobriram foi que o nosso satélite natural está se distanciando da Terra, cerca de 3,8 centímetros por ano.
Quando pensamos na distância total entre as duas coisas, cerca de 384 km, 3,8 centímetros por ano parecem muito pouco, mas esses distanciamento, mesmo que gradual, tem consequências para a Terra.
Como o afastamento da Lua pode afetar a Terra?
Em artigo publicado no The Conversation, Stephen DiKerby, pesquisador da Universidade Michigan State, nos Estados Unidos, explica que um dos principais impactos da Lua sobre o nosso planeta é a força da gravidade que ela exerce, o que afeta principalmente as marés.
E é justamente essa força gravitacional a responsável pelo lento distanciamento entre a Lua e a Terra. Como explica, resumidamente, o Olhar Digital, à medida que a Terra girava, as protuberâncias se movem e continuam apontando para a Lua, o que faz ela “acelerar” e ir se afastando lentamente do nosso planeta.
Pesquisadores especulam que em bilhões de anos no futuro, a rotação da Terra pode desacelerar até ser “travada” pela Lua, fazendo com que o satélite só pudesse ser visto de um lado do planeta. Mas outros eventos podem impedir que isso aconteça.
“Alguns bilhões de anos depois, o Sol se expandirá em uma gigante vermelha, provavelmente destruindo a Terra e a Lua. Mas esses eventos estão tão distantes no futuro que você não precisa se preocupar com eles. Você só pode aproveitar as marés na praia, os eclipses solares e nossa bela Lua”, explica DiKerby ao The Conversation.