Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nova lei promete beneficiar quem viaja em motorhomes ou trailers

Por Pedro Silvini
23/09/2025
Em Geral
0
Camper Driving Down Road in The Beautiful Countryside Among Pine Trees and Flowers.

Camper Driving Down Road in The Beautiful Countryside Among Pine Trees and Flowers.

O turismo itinerante, prática em crescimento no Brasil com viajantes que percorrem o país em motorhomes, trailers e campervans, deu um passo importante rumo à regulamentação. A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputadosaprovou o Projeto de Lei 1036/25, de autoria da deputada Julia Zanatta (PL-SC), que cria um marco legal para o setor.

A proposta reconhece oficialmente a modalidade, caracterizada pelo deslocamento contínuo entre destinos com finalidades de lazer, negócios ou turismo ecológico, cultural e esportivo. Entre os pontos centrais estão a garantia de liberdade de circulação desses veículos e a criação de pontos de apoio com serviços básicos, como água, energia, coleta de resíduos, banheiros e wi-fi.

O texto estimula a criação de áreas de camping e estações de serviço em parceria com a iniciativa privada, fomentando uma rede de apoio a viajantes. Porém, a permanência nos pontos de apoio terá limite máximo de cinco dias consecutivos.

Outro ponto relevante é a redução da burocracia para empreendimentos ligados ao setor. Atividades classificadas como de baixo risco ficam dispensadas de alvará, e os processos de licenciamento serão simplificados.

Mais segurança e menos incerteza

A relatora do projeto, deputada Daniela Reinehr (PL-SC), destacou que a falta de diretrizes nacionais gera insegurança jurídica para viajantes e municípios.
“As pessoas enfrentam multas e sanções por falta de normas claras. Além disso, há ausência de infraestrutura sanitária e de acolhimento adequada para esse público, que cresce a cada ano”, afirmou.

Segundo Reinehr, o marco legal pode beneficiar não apenas os turistas, mas também os municípios e empreendedores, ao descentralizar o fluxo turístico e ampliar a geração de renda em diferentes regiões do país.

Próximos passos

O projeto segue em caráter conclusivo e ainda passará pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado em todas as etapas, será encaminhado ao Senado e, em seguida, à sanção presidencial.

Com o avanço da proposta, o Brasil pode se alinhar a tendências já consolidadas em países da Europa e da América do Norte, onde o turismo sobre rodas é considerado um dos segmentos mais dinâmicos e sustentáveis da indústria de viagens.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
banana

O lugar ideal para guardar bananas frescas por 2 semanas sem que elas fiquem marrons

Confira!

espaço futuro Lua Nasa

Pode engolir a Terra? Buraco negro “turbinado” cresce em ritmo assustador no espaço

23/09/2025
Caminhada Japonesa

Nesse país trabalhadores podem faltar ao trabalho durante 15 dias por vários motivos

23/09/2025
Meu INSS

Cuidado com scanners faciais: criminosos estão usando biometria para aplicar golpes

23/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix