Quem tem lírio-da-paz pode ter percebido que a planta “chora”, porém, esse fenômeno se chama guração, que é algo completamente natural e ocorre em diversas plantas. Isso acontece quando a planta absorve mais água do que consegue evaporar, principalmente em ambientes muito úmidos ou quando a rega é excessiva. O sistema da planta percebe que está com excesso de água e libera pequenas gotículas pelas pontas das folhas, dando a impressão de que está “chorando”.
Apesar de ser um processo natural da planta, é preciso ter cuidado e se atentar, pois é um sinal que o lírio-da-paz está tendo rega com muita frequência. O excesso de água pode prejudicar a planta, pois ela não consegue absorver todo o líquido, causando a gutação. No entanto, se o vaso estiver em um local muito úmido, também pode ocorrer esse fenômeno, pois a planta sente mais dificuldade de evaporar a água, favorecendo a ocorrência da gutação.
O que fazer quando o lírio-da-paz “chora”?
Ao notar que esse fenômeno está ocorrendo na sua casa, reduza a quantidade de rega e espere o solo secar para colocar água novamente. Se a planta estiver em local fechado, tente aumentar a ventilação e ajuste a temperatura. Evite ambientes muito quentes ou muito frios.
Outros cuidados com o lírio-da-paz
Vale ressaltar que é preciso ter cuidado com essa espécie, pois é considerada uma planta tóxica para animais e seres humanos. Se tiver gatos ou cachorros e crianças pequenas, é importante não deixá-la em locais acessíveis, pois possui cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritação e desconforto se mastigados ou engolidos