Recentemente, o Ministério da Saúde fez um anúncio muito importante para a saúde das mulheres. A partir de agora, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai garantir o acesso a mamografia para mulheres entre 40 e 49 anos, mesmo que elas não tenham sinais ou sintomas de câncer. Esse anúncio faz parte de um conjunto de ações anunciadas pelo ministro Alexandre Padilha na última terça-feira (23).
“Garantir a mamografia a partir dos 40 anos no SUS é uma decisão histórica. Estamos ampliando o acesso ao diagnóstico precoce em uma faixa etária que concentra quase um quarto dos casos de câncer de mama”, declarou Padilha. “Enquanto alguns países erguem barreiras e restringem direitos, o Brasil dá o exemplo ao priorizar a saúde das mulheres e fortalecer o sistema público”, completou o ministro.
Anteriormente, o SUS garantia o acesso ao exame apenas para mulheres a partir dos 50, com mulheres na faixa dos 40 precisando de algum histórico familiar ou sintoma para conseguir realizar a mamografia. Ainda assim, cerca de um milhão de mulheres com menos de 50 anos realizaram mamografias pelo SUS no ano passado, cerca de 30% do número total de exames.
A orientação para mulheres a partir dos 40 anos de idade é que a mamografia seja feita sob demanda, a partir de uma recomendação do médico.
De acordo com a pasta, essa faixa etária concentra cerca de 23% dos casos da doença. Detectar o câncer de mama com antecedência aumenta significativamente as chances de cura para quem sofre com o problema. Lembrando que o câncer de mama é o mais comum entre mulheres brasileiras, com cerca de 37 mil casos anuais.