Uma das marcas mais queridas da Costa Oeste americana, a Thrifty Ice Cream, anunciou o encerramento de suas operações físicas após 85 anos de funcionamento. Ao todo, cerca de 500 balcões de sorvete instalados dentro das farmácias Rite Aid deixarão de existir, em consequência direta do processo de falência da rede de drogarias, que acumula dívidas entre US$ 1 bilhão e US$ 10 bilhões.
Criada em 1940, em West Hollywood (Califórnia), a Thrifty se tornou parte do imaginário cultural americano. Reconhecida por seus sorvetes de bola cilíndrica, receitas clássicas e preços acessíveis, a marca atravessou gerações e conquistou celebridades e clientes fiéis. Em 1996, foi adquirida pela Rite Aid, que manteve os balcões em estados como Califórnia e Arizona.
Agora, com a reestruturação da controladora, os balcões de sorvete não têm mais espaço. O site oficial da Thrifty já removeu a listagem de pontos ativos, e a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o fechamento.
Marca resiste nos freezers
Apesar do encerramento das lojas físicas, a produção continua na fábrica de El Monte, na Califórnia. Os potes de sorvete da Thrifty seguirão disponíveis em redes como Albertsons e Vons, além de lojas independentes e até em alguns mercados do México.
Segundo o CEO da Rite Aid, Matt Schroeder, já existe “interesse significativo” de compradores regionais e nacionais nos ativos da Thrifty. A decisão final deve sair em 20 de junho, data marcada para a licitação.
Tradição ameaçada, mas não esquecida
Especialistas afirmam que o futuro da Thrifty dependerá do rumo da venda de ativos. Caso haja interesse na continuidade da marca, os sorvetes seguirão no mercado; caso contrário, corre-se o risco de ver desaparecer um dos símbolos mais nostálgicos da cultura de consumo americana.