Vitória conquistou o primeiro lugar no Ranking Connected Smart Cities 2025, que lista as cem cidades mais inteligentes do Brasil. A capital capixaba desbancou Florianópolis, bicampeã nas edições anteriores, e alcançou a liderança graças a investimentos em governança digital, modernização urbana e sustentabilidade.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (23), durante a abertura do evento Cidade Connected Smart Cities, em São Paulo, considerado o maior encontro sobre cidades inteligentes da América Latina.
A pesquisa avaliou 75 indicadores em 13 áreas temáticas, como educação, saúde, mobilidade, energia, habitação, meio ambiente e inovação. Vitória se destacou pela integração de tecnologia à gestão pública e pela melhoria nos serviços à população.
Entre os avanços estão:
- Cobertura 100% de 5G nos domicílios;
- 701 médicos por 100 mil habitantes e prontuários digitais integrados;
- Educação ampliada: de 4 escolas em tempo integral em 2021 para 41 em 2025;
- Segurança pública: redução de 50% nas mortes violentas e mais de 60% na queda de feminicídios;
- Programa de erradicação da extrema pobreza, que já beneficiou 19 mil pessoas.
Além disso, a cidade tem apostado em medidas de sustentabilidade, como compra de produtos da agricultura familiar e monitoramento digital da infraestrutura urbana.
Reconhecimento nacional
O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) comemorou a conquista e destacou o impacto para os moradores.
“É um marco que reafirma nosso compromisso com uma gestão moderna, sustentável e que coloca a população no centro das políticas públicas”, afirmou.
Vitória também conquistou o 1º lugar na Região Sudeste e entre as cidades com menos de 500 mil habitantes, além de vencer o Prêmio Banco do Brasil – Experiência do Cidadão, que reconhece a eficiência nos serviços prestados à população.
O ranking completo
O Top 5 das cidades mais inteligentes do Brasil ficou assim:
- Vitória (ES)
- Florianópolis (SC)
- Niterói (RJ)
- São Paulo (SP)
- Curitiba (PR)
Além do ranking nacional, também foram anunciados os destaques regionais: Brasília (Centro-Oeste), Recife (Nordeste), Belém (Norte) e Florianópolis (Sul).