Quem não tem aquela tia ou avó que oferece uma receita de chá para cada problema de saúde do qual você se queixa? E não é só conversa não. Os chás são usados na medicina tradicional há anos e podem trazer muitos benefícios para a saúde. Nesse texto, vamos falar de uma receita que pode ajudar a controlar a pressão arterial e ainda melhora o mau hálito – o tão temido “bafinho”.
Estamos falando do chá de cardamomo, uma especiaria usada na culinária, tanto em pratos doces quanto salgados, para aromatizar bebidas e até ambientes com velas e óleos essenciais. A coluna de saúde do Metrópóles consultou a nutricionista Laíta Balbio, do Espaço Hi, em São Paulo, para saber mais sobre os benefícios desse chá.
Saiba mais sobre os benefícios do chá de cardamomo
A especialista explicou que o cardamomo tem óleos essenciais ricos em cineol, α-terpineol e limoneno, além de flavonoides e fenóis. Além de terem ação antioxidante, que combate a ação de radicais livres no organismo, retardando o envelhecimento celular e combatendo inflamações, essas substâncias também têm efeito antimicrobiano, explicou Laíta.
Essa ação contra microrganismos é o que ajuda o chá de cardamomo a combater o mau hálito. Além desse, o chá conta com outros benefícios para o seu organismo, ajudando a controlar a pressão arterial e com a digestão, evitando problemas como gases e desconforto abdominal. Você ainda pode incrementar o chá de cardamomo com outras especiarias para obter mais benefícios. O Metrópoles sugere algumas combinações:
- Canela (antioxidante e ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue);
- Gengibre (ação digestiva e efeito termogênico);
- Cravo e anis estrelado (antimicrobiana).
Mas é óbvio que o chá de cardamomo sozinho não vai fazer milagre. Seus benefícios serão melhor observados dentro de uma alimentação equilibrada, além de uma rotina de exercícios físicos.