Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

O país mais feliz do mundo: oferece atendimento médico gratuito e é ideal para emigrar após os 60 anos

Por Pedro Silvini
29/09/2025
Em Geral
0
Moldávia, Europa

(Reprodução/AFP)

A Dinamarca foi apontada como o país mais feliz do mundo para pessoas acima dos 60 anos, segundo o World Happiness Report, elaborado a partir de pesquisas da Gallup e da Universidade de Oxford. O levantamento considera fatores como igualdade social, qualidade dos serviços públicos, liberdade de decisão e expectativa de vida saudável.

No ranking geral, o país nórdico aparece em segundo lugar, atrás apenas da Finlândia. Entre os idosos, no entanto, os dinamarqueses lideram, em parte porque o sistema de bem-estar social garante acesso a saúde gratuita, educação pública e pensões que cobrem necessidades básicas.

Especialistas apontam que a combinação de baixa criminalidade, altos níveis de confiança social e ausência de corrupção contribui para a sensação de segurança e bem-estar entre os dinamarqueses.

Além disso, a cultura local valoriza a simplicidade e as relações interpessoais, em vez da busca constante por status ou acúmulo de bens. Segundo pesquisadores da Universidade de Aarhus, os idosos no país tendem a priorizar atividades prazerosas, como viagens, passeios culturais e convívio com amigos e familiares, fatores diretamente ligados à satisfação pessoal.

Aposentadoria sem preocupações

Na prática, o modelo social dinamarquês assegura que pessoas com mais de 60 anos tenham liberdade para viver sem as pressões comuns da meia-idade. Com necessidades básicas atendidas, sobra espaço para dedicar tempo a interesses pessoais e fortalecer relações.

“Quando as responsabilidades diminuem e os direitos estão garantidos, a vida se torna mais leve”, afirma o filósofo Søren Harnow Klausen, da Universidade do Sul da Dinamarca.

Esse cenário, segundo especialistas, ajuda a explicar por que a Dinamarca é considerada não só o país mais feliz para os mais velhos, mas também um dos destinos mais atrativos para quem deseja envelhecer com qualidade de vida.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
jornalista

Luto: jornalista que marcou uma geração falece aos 63 anos

Confira!

adolescente

Adolescentes na academia: qual a idade segura para começar e evitar prejudicar o crescimento

16/11/2025
marau rio grande do sul

Parece o Japão, mas fica no Brasil: cidade encanta turistas pela limpeza nas ruas e respeito dos moradores

16/11/2025
maria nome

Maria é o nome mais usado no Brasil, mas poucos sabem o verdadeiro significado dele

16/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix