Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Arquiteto que moldou Nova York vai “reconstruir” cidade no Brasil

Por Pedro Silvini
29/09/2025
Em Geral
0
Arquiteto Florianopolis

(Reprodução/Gehl Architects)

Florianópolis receberá, nos próximos meses, um plano urbanístico inédito elaborado pelo escritório Gehl Architects, liderado pelo renomado arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl. Conhecido por transformar cidades como Nova York, São Francisco, Melbourne, Sydney, Moscou e Cidade do México, o especialista foi contratado para desenhar o futuro da área central da capital catarinense pelos próximos 50 anos.

O projeto, que terá seis meses de desenvolvimento, é financiado pela Associação Comercial de Florianópolis (Acif) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com participação de secretarias municipais. O trabalho contará ainda com suporte do Laboratório de Urbanismo e Arquitetura (Lua), responsável por fornecer mapas, dados socioeconômicos e informações históricas.

Segundo o prefeito Topázio Neto (PSD), a consultoria será um marco para a cidade:

“O mundo inteiro olha para Copenhague como exemplo, e Gehl é referência mundial. Ele ajudou a reurbanizar Nova York e agora vai contribuir para pensar a Florianópolis que teremos em 2076, quando a cidade completar 400 anos.”

Mobilidade ativa e qualidade de vida

O foco do estudo será a área entre o Morro da Cruz e a Ponte Hercílio Luz, abrangendo o Centro Histórico e a Passarela da Cidadania. A proposta é priorizar mobilidade ativa, com incentivo ao uso de bicicletas e calçadas largas, além de ampliar espaços públicos que reúnam gastronomia, lazer e cultura.

“Tudo o que vimos em Copenhague acreditamos que pode ser adaptado para Florianópolis, respeitando nossas características”, afirmou Célio Bernardi, presidente da Acif.

Lições da Europa

A ideia surgiu após uma missão de lideranças empresariais e políticas à Europa. O grupo visitou cidades como Copenhague, Londres, Lisboa e Coimbra, conhecendo experiências de transformação urbana que conciliam preservação histórica, transporte eficiente e valorização dos espaços de convivência.

Eduardo Koerich, presidente da CDL, destacou o impacto da viagem:

“Percebemos como os empreendimentos podem transformar o entorno, valorizar bairros, gerar oportunidades e melhorar a vida de todos.”

Um guia para o futuro

O estudo de Gehl deve servir como plano-guia para intervenções futuras, de curto a longo prazo, garantindo que todas mantenham um padrão de qualidade e estejam conectadas entre si. Para especialistas, trata-se de uma oportunidade de projetar uma cidade para pessoas, conceito que marcou a carreira do arquiteto dinamarquês.

“Buscamos no escritório de Gehl iniciativas que já deram certo em todo o mundo. São experiências que inspiram e apontam caminhos possíveis para Florianópolis”, concluiu Bernardi.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Sede INSS

INSS surpreende aposentados e cancela acordo financeiro

Confira!

Imagem ilustrativa: Freepik

Brasileiros precisam ficar atentos e tomar muito cuidado ao fazer isso em outros países

29/09/2025
Imagem ilustrativa: standret/freepik

Você nunca mais vai escutar música no carro do mesmo jeito após ler isso

29/09/2025
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Lista de CPFs que terão de devolver o Auxílio Emergencial ao Governo

29/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix