Sim, você leu (e viu) certo: pavões. Aqueles com a cauda cheia de plumas bem coloridas parecendo uma fantasia de carnaval. Lá na Flórida, nos Estados Unidos, um homem de 61 anos foi preso por matar e comer dois de seus próprios pavões de estimação.
Segundo o Aventuras na História, esse caso foi enquadrado na legislação da Flórida como um de crueldade grave contra animais, que é quando há “sofrimento extremo ou morte intencional de um animal”. “As penas podem incluir prisão, multas pesadas e restrições adicionais, especialmente em casos que envolvem violência deliberada”, explica o site.
Por que o homem matou os próprios pavões?
Identificado como Craig Vogt, o homem confessou à polícia que matou as aves. O motivo: vingança contra a sua vizinha. A mulher alimentava os pavões às vezes, o que deixava Vogt muito incomodado. Por isso, ele matou os animais decapitados, drenou o sangue e cozinhou a carne para consumir ele mesmo. Ele deixou tudo isso em detalhes em uma carta, que foi deixada na caixa de correio dessa vizinha.
Vogt ainda ameaçou que mataria os outros pavões que continuam em sua propriedade se fosse libertado, apenas para impedir que qualquer outra pessoa pudesse cuidar das aves. Esse relato só aumentou a gravidade das acusações contra o estadunidense. Ele foi levado para Centro de Detenção Land O’Lakes, onde permanece sob custódia, e um defensor público já foi nomeado.
A vizinha do homem, alvo da vingança em questão, conseguiu uma ordem de proteção contra ele na Justiça. O caso causou uma grande comoção na comunidade local, com debates sobre proteção animal e saúde mental.