Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Entregadores do iFood acabam de receber proibição no Brasil

Por Pedro Silvini
30/09/2025
Em Geral
0
entregador ifood

(Reprodução/Ifood)

Um decreto publicado nesta terça-feira (30) pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), proíbe que entregadores de aplicativos sejam obrigados a entrar em áreas internas de condomínios residenciais ou comerciais para deixar pedidos. A partir de agora, a entrega deve ocorrer na portaria, guarita, recepção ou em outro espaço indicado pela administração.

O texto estabelece que cabe ao consumidor retirar o pedido no local definido pelo condomínio. A norma prevê exceções para pessoas idosas, com deficiência ou mobilidade reduzida. Também será permitido o acesso voluntário do entregador às áreas internas, desde que haja concordância expressa dele e autorização nas regras internas do prédio.

Para facilitar a retirada, os condomínios poderão utilizar interfones, aplicativos, avisos presenciais ou outros meios de comunicação com os moradores.

Violência contra entregadores

O decreto surge em meio a uma série de episódios de violência contra entregadores. Em Jacarepaguá, zona oeste do Rio, o trabalhador Valério Junior, do iFood, foi baleado no pé após uma discussão com um policial penal que se recusava a descer para pegar o pedido.

Casos de agressões verbais e físicas como esse se tornaram comuns nos últimos anos, quando entregadores passaram a enfrentar pressão de clientes para subir até os apartamentos, mesmo sem obrigação contratual.

Conflito em debate nacional

Desde 2024, o iFood promove campanhas para incentivar os clientes a buscar os pedidos na portaria, em resposta ao aumento da violência.

O tema também está no radar do Supremo Tribunal Federal (STF), que começa nesta quarta-feira (1º) o julgamento sobre o reconhecimento de vínculo empregatício entre entregadores e motoristas de aplicativos e as plataformas digitais.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Imagem ilustrativa: Freepik

Uma especialista em Feng Shui deixa claro: por que não se deve ter fotos de família no quarto

Confira!

Foto: Angelo Miguel/MEC

Enem 2026 deve pagar quase R$ 1.000 para brasileiros aplicarem provas

11/01/2026
abelha

Insetos têm direitos legais? Essas abelhas da Amazônia conseguiram!

11/01/2026
bebê masculino

Nome masculino que os pais davam aos bebês desapareceu dos registros

11/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix