Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nem aos 60 nem aos 80: a partir de certa idade você pode acabar perdendo sua carteira de motorista

Por Alan da Silva
05/10/2025
Em Geral
0
Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

No Brasil, idosos podem tirar a carteira de motorista sem limite de idade máxima. A legislação não restringe a obtenção da habilitação por faixa etária, mas estabelece condições para garantir a segurança no trânsito. A partir de 2025, motoristas entre 50 e 69 anos deverão renovar suas CNHs a cada cinco anos.

Para aqueles com 70 anos ou mais, a renovação será obrigatória a cada três anos. Esses prazos visam garantir que condutores estejam aptos a dirigir com segurança.

As solicitações de renovação devem ser feitas online pelo site do Detran de cada estado, onde os motoristas podem agendar exames necessários, como testes de visão e audição.

Exigências médicas

O custo para renovar a CNH pode ultrapassar R$ 300, especialmente em estados como São Paulo. Isso inclui taxas para exames obrigatórios, como testes de visão e audição, e avaliações motoras.

Motoristas acima de 70 anos podem enfrentar despesas ainda maiores devido à necessidade de exames mais detalhados, que verificam condições como hipertensão e diabetes.

Motoristas que exercem atividades remuneradas, como taxistas, também precisam passar por avaliação psicológica, garantindo que estejam aptos a desempenhar suas funções com segurança.

Facilidade 

O processo de renovação começa online. Os portais do Detran permitem agendar exames e enviar documentos necessários, incluindo identidade, comprovantes de residência e laudos médicos recentes.

Há iniciativas de projeto de lei em análise para oferecer descontos significativos nas taxas de renovação para motoristas idosos. Motoristas entre 50 e 69 anos poderão ter descontos de até 50%, enquanto aqueles com 70 anos ou mais poderão economizar até 70%.

Consequências de dirigir com CNH vencida

Dirigir com a CNH vencida mais de 30 dias constitui infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira. Além disso, o veículo pode ser retido até que alguém habilitado o retire.

É crucial concluir o processo de renovação antes do vencimento, com antecedência de pelo menos 15 dias, para evitar penalidades e garantir a segurança no trânsito.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
casal filho nome justiça

Após muita discussão, nome de origem africana é aprovado pela Justiça brasileira

Confira!

sapato eletricidade

O que significa amarrar sapatos sobre fios de eletricidade nas ruas?

05/10/2025
prédio itaú

Edifício gigantesco que era uma das maiores agências do Itaú será reformado

05/10/2025
Dinheiro

“Prêmio” em ambiente de trabalho rendeu indenização para funcionária. Entenda!

05/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix