Sabe aquela velha frase de que nunca se é velho demais para correr atrás de um sonho? Sim, é um baita clichê, mas ela com certeza se aplica ao caso da atriz potiguar Tânia Maria. Atualmente com seus 78 anos, Tânia, que conquistou seu primeiro papel aos 72 anos, está em um filme cotado para a corrida do Oscar 2026.
Tânia interpreta a dona Sebastiana no filme O Agente Secreto, que foi escolhido para representar o Brasil na hora de tentar uma vaga entre os cinco indicados a Melhor Filme Internacional. Além disso, o longa também recebeu muitos elogios em festivais de cinema e também está sendo citado por veículos da imprensa internacional como um forte concorrente ao careca de ouro.
A Variety, veículo que inclusive apostou na indicação de Fernanda Torres por Ainda Estou Aqui, apostou em Tânia Maria como um dos nomes para a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Mas é preciso observar que ela está em 25º lugar na lista, então não é exatamente uma das preferidas ao prêmio.
Mesmo assim, para quem começou a atuar relativamente há pouco tempo, é uma baita conquistar aparecer em uma lista de apostas ao lado de veteranas como Laura Dern e Mia Goth.
Tânia começou sua carreira aos 72 anos, com um papel de figurante em Bacurau, do mesmo diretor de O Agente Secreto, Kleber Mendonça Filho. Em entrevista ao GLOBO, ela disse que nem sabe o que é Oscar, mas que ficou muito contente em ver o seu nome na lista. “É uma honra muito grande”, afirmou a atriz.

O Agente Secreto vai representar o Brasil na corrida pelo próximo Oscar
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, o filme segue Marcelo (Wagner Moura), um homem que decide partir de São Paulo e voltar para o Recife fugindo de um passado sombrio. O longa chega às telonas aqui do Brasil no dia 6 de novembro.