Assim como o outono, a primavera, estação em que entramos recentemente, é considerada uma “meia-estação”, com aquela indefinição do clima. Afinal, vai fazer frio? Vai fazer calor? A resposta para isso depende principalmente da parte do Brasil em que você está no momento.
Frio
Para os moradores do Sul do Brasil, a sensação de inverno vai se estender mais um pouco. Com uma frente fria avançando pela região, as temperaturas no Sul vão cair consideravelmente. Para completar, esse frio virá acompanhado de muitas chuvas, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem causar alguns estragos. Esse tempo fechado (digno de um filme de Crepúsculo) continua até a quinta-feira (2).
O Nordeste é outra região que vai ter pancadas de chuva nos próximos dias, mas por motivos diferentes. No Sul, é uma frente fria, e, no Nordeste, é questão da umidade vinda do mar. As temperaturas ficam relativamente amenas em Alagoas e Pernambuco. Mas outros estados registram temperaturas mais altas e Teresina (Piauí) pode chegar aos 38,8°C.
Calor
Na região Sudeste, o interior sofre com calor e ar seco, mas as capitais enfrentam algumas variações. São Paulo, por exemplo, começou essa terça com máxima de 31°C, mas o tempo fica mais fresco ao longo da semana, com a quinta marcando máxima de 26°C.
O Centro-Oeste é outra região que também vai sofrer com calor extremo e ar bastante seco, mas as temperaturas são ainda mais altas do que no Sudeste. Cuiabá, capital do Mato Grosso, pode chegar aos 40°C nos próximos dias. O calor somado ao ar seco aumenta consideravelmente o risco de queimadas na região.
Por fim, a região Norte é mais uma que enfrenta pancadas de chuva, mas as temperaturas continuam muito altas, na casa dos 30°C.