Há uns meses, viralizou no TikTok um vídeo do ex-jogador de futebol americano e influenciador Ashton Hall mostrando sua rotina matinal nas redes. Entre várias questões, um ponto que chamou atenção de muitos internautas foi o fato dele começar com a boca tampada por uma fita adesiva. E Ashton está longe de ser o único no TikTok a aderir à prática.
Na plataforma, você pode encontrar vários vídeos de pessoas explicando que dormem com a boca tampada por fita, alegando que essa “técnica” ajudaria a dormir mais e a reduzir o ronco (questão muito comum entre grande parte da população). A ideia é que, ao manter a boca selada durante o sono, você se forçaria a respirar pelo nariz enquanto dorme, que é o jeito ideal de respirar durante o sono.
Porém, como destaca uma matéria do Associated Press, não existem evidências científicas que comprovem os benefícios da prática. Inclusive, existem evidências é de ela pode trazer prejuízos.
“Os estudos por trás da fita adesiva são pequenos, os benefícios são modestos e os riscos potenciais existem”, comenta a Dra. Kimberly Hutchison, neurologista e especialista em medicina do sono da Oregon Health & Science University, junto com a AP.
Os riscos de dormir com uma fita adesiva tampando a boca
Segundo a AP, dormir dessa forma pode agravar distúrbios do sono, como a apneia do sono, ou até fazer você acabar se sufocando enquanto dorme. “A respiração pela boca é um mecanismo compensatório para problemas de saúde, como desvio de septo ou apneia do sono. Forçar a boca a permanecer fechada durante o sono pode piorar esses quadros”, explica o otorrinolaringologista Lucas Vaz Padial, do Hospital Paulista.