Este ano, o mundo da Fórmula 1 perdeu uma de suas lendas, uma figura que não apenas deixou o seu próprio legado nas pistas, mas que influenciou muito o corredor Michael Schumacher, que está com os seus 56 anos, provavelmente o nome mais famoso da Fórmula 1 de todos os tempos.
Estamos falando do ex-piloto Jochen Mass, que foi mentor de Schumacher, além de nomes como Heinz-Harald Frentzen e Karl Wendlinger. Mass faleceu em maio deste ano, aos 78 anos de idade, devido a complicações de um derrame. Como lembra a revista CARAS, o alemão ficou muito conhecido por sua “postura profissional e serenidade em situações de pressão”, além de um conhecimento técnico invejável.

O conselho de Mass para Schumacher
Lá em 1990, os dois conviveram durante a World Sportscar Championship, o antigo Mundial de Endurece, e Mass aconselhou Schumacher a assinar com a equipe de Fórmula 1 da Ferrari. De acordo com o Globo Esporte, Mass até relembrou esse conselho em uma ocasião pouco antes da sua morte.
O alemão contou que Schumacher chamou ele contou que pilotaria pela Williams no ano seguinte. “Pensei que seria ótimo para ele e Frank (Williams), mas no fim, eu disse: “Se você vencer agora, vai ser por causa do carro, não por você mesmo. Você precisa ir para a Ferrari, tirá-los do abismo em que eles estão agora. Precisa fazê-los campeões novamente e aí você vai ser o rei da Itália!”. Ele disse que não sabia e, um mês depois, ele me ligou para dizer que estava indo para a Ferrari“, relembrou Mass.