Conforme a tecnologia avança, novos estudos conseguem provar o quanto certos alimentos são prejudiciais à nossa saúde, apesar dos alertas. Recentemente, uma pesquisa foi publicada sobre como nossas escolhas alimentares podem gerar problemas futuros, principalmente com aumento do risco do desenvolvimento de diabetes Tipo 2, reafirmando a relevância do antigo ditado: “somos o que comemos”.
Está cada vez mais comum ver pessoas recebendo o diagnóstico de diabetes Tipo 2 e a maioria dos casos está relacionado a uma dieta ruim. Para entender melhor esses quadros, especialistas dos Estados Unidos, Canadá e Brasil, se uniram para analisar os hábitos alimentares de quase 200 mil pessoas e publicaram suas descobertas na respeitada revista Diabetes Care.
Confira abaixo alimentos que aumentam o risco de diabetes Tipo 2
De acordo com o estudo, os resultados foram alarmantes sobre os efeitos negativos de consumir alimentos ultraprocessados, elevando em 12% o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Para que o público entendesse melhor, foi listado alguns alimentos considerados “vilões”, sendo eles: Pães brancos, molhos industrializados, massas, bebidas adoçadas, carnes processadas e refeições prontas.
Para melhorar esses hábitos, os especialistas recomendam fazer trocas saudáveis, como por exemplo, optar por pães de grãos, frutas in natura, iogurtes e outras opções ricas em fibra, sendo aliados poderosos para estabilizar os níveis de açúcar no sangue como também reduzir significativamente o risco de diabetes tipo 2.
Alimentos com alto índice glicêmico elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, sobrecarregando o pâncreas e aumentando a resistência à insulina. Por isso é preciso se atentar aos alertas de alto teor que aparecem nas embalagens e ler os rótulos nutricionais para ter certeza da quantidade de açúcar que está consumindo.